Ganhe Dinheiro Postando Anúncios!
click to create your own

segunda-feira, 29 de agosto de 2011



DOUTRINA DA CERTEZA DA SALVAÇÃO
Texto Bíblico Básico: 1 Pe 3.15

Deus quer certamente que tenhamos certeza da nossa salvação. Por “certeza” entendemos: qualidade do que é certo; conhecimento exato; convicção; estabilidade, segurança.

Nossa certeza de salvação tem como fundamento o desejo de Deus demonstrado no plano da salvação em restabelecer a comunhão entre Ele e o ser humano. Veremos nessa parte de nosso estudo as razões para a falta de segurança e os meios positivos de certeza de salvação.

RAZÕES PARA A FALTA DE SEGURANÇA QUANTO À SALVAÇÃO:

1. BUSCA DA OBSERVÂNCIA DA LEI – ATRAVÉS DAS SUAS PRÓPRIAS OBRAS:

As obras não justificam (Rm 3.19,20).

Somos salvos pela graça (Ef 2.8,9).

2. FALTA DO NOVO NASCIMENTO:
Muitos se uniram à igreja sem terem experimentado o milagre da graça em seus corações, através do Espírito Santo (Jo 3.1-3). Por isso, desviaram-se.

3. O PECADO
A Bíblia diz que quem zomba do pecado é louco (Pv 14.9).
Quem não enfrenta, espiritualmente, a questão do pecado em sua vida e não trata dela, biblicamente, nunca terá certeza de salvação. Isso acontece porque tal pessoa não cumpre o que determina Romanos 6.11-14 e Provérbios 28.13.

4. FALTA DE FÉ
Quem não crê de todo o coração em Deus e em Sua Palavra não pode ter segurança que é salvo. Nossa confiança quanto à salvação deve ser depositada unicamente em Deus (Sl 13.5, Sl 62,1,2,5 a 7). A justificação e a entrada à graça de Deus (o que nos dão segurança) somente acontece através do exercício da fé (Rm 5.1,2).

5. PENSAMENTO ERRADO
Muitos pensam que é impossível ter uma absoluta segurança da salvação nesta vida. Jesus garantiu que quem ouve e crê na Palavra e no Pai Celeste tem a vida eterna (Jo 5.24).

MEIOS POSITIVOS DE CERTEZADE SALVAÇÃO:

A Palavra de Deus nos apresenta vários meios que garantem nossa salvação, mas podemos destacar pelo menos cinco.

PELO TESTEMUNHO DO ESPÍRITO (1 Jo 5.10; Rm 8.16).

PELO TESTEMUNHO DA PALAVRA DE DEUS (Jo 5.24; 1 Jo 5.13).

POR AMAR OS IRMÃOS (1Jo 3.11- 14).

PELO DESEJO DE OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS (1 Jo 2.3-5; 1 Jo 5.3).

PELA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA E DOS DESEJOS (2 Co 5.17).

DIFERENTES CORRENTES TEOLÓGICAS SOBRE A CERTEZA DA SALVAÇÃO.
Texto Bíblico Básico: (Fp 2. 12,13).

1. O EXAGERO DO CALVINISMO
a) De onde vem esse nome?
Essa doutrina foi muito ensinada por João Calvino, daí o termo “calvininismo; mas não foi criada por ele, mas sim, por santo Agostinho, que afirmava basear-se em Paulo.
:) Quais os ensinos errados do calvinismo?
A salvação é inteiramente de Deus – o homem absolutamente nada tem a ver com a sua salvação.
Deus predestinou alguns para serem salvos e outros para serem condenados na perdição eterna.
Para o calvinista o crente “uma vez salvo sempre salvo”.
Referências usadas pelos calvinistas: Jo 10.28,29; Rm 11.29; Fp 1.6; 1 Pe 1.5; Jo 17.6; 1 Jo 2.18,19.

O EXAGERO DO ARMINIANISMO
De onde vem esse nome?
Jacó Armínio, teólogo holandês, nasceu em Oudewater, sul da Holanda (1560- 1609). Estudou em Genebra. Sua teologia em parte pode ser considerada uma revolta contra certos elementos que ele considerava contrários à razão e ao sentido teológico. Após a sua morte, seus discípulos cristalizaram suas idéias em um panfleto com 5 pontos, conhecido como Remonstrance onde é exposta a posição Arminiana. A igreja que surgiu dos ensinos de Armínio é a igreja Remonstrante da Teologia Reformada. O avivalista John Wesley também pregava parte dessa doutrina. Por isso, às vezes, esses ensinamentos são conhecidos como Wesleyanismo-arminianismo.

c) Quais os ensinos errados do arminianismo?
Vamos destacar aqui apenas cinco pontos questionáveis dessa doutrina:

A pecaminosidade é por nós herdada de Adão, mas sua culpa não é imputada aos homens.
A vontade humana produz fé, arrependimento e o novo nascimento.
O alvo da criação é a felicidade.
Exagera o livre arbítrio do homem, ao mesmo tempo que parece excluir o amor e o interesse de Deus em salvar a humanidade.
Plena certeza de salvação não é possível nesta vida, exceto mediante a revelação ou iluminação individuais.

3. O EQUILÍBRIO BÍBLICO

Por que nós assembleianos discordamos das duas correntes acima?

Antes de responder a esta pergunta, é preciso ponderar: há margem tanto para o calvinismo como para o arminianismo no Novo Testamento. Mas ambas as correntes teológicas erram numa coisa: “querem resolver os paradoxos e os mistérios de Deus de uma forma fácil, simplista e meramente racionalista. Os defensores dessa doutrina querem ver Deus com apenas um olho: tanto calvinistas como arminianistas são teólogos de um olho só. A missão salvadora de Jesus é maior do que esses dois grupos costumam enxergar” (Russel Norman Champrin).

Entendimento mais equilibrado:

O Novo Testamento ensina que é possível o homem resistir à graça divina e por isso perder-se eternamente (Jo 6.40; Hb 10.26-30; 2 Pe 2.20-22; Hb 2.3; 2 Pe 1.10). Paulo adverte os coríntios que se ensoberbeciam por causa de seus dons e da liberdade cristã que gozavam. Paulo os repreende declarando que todas essas bênçãos, e a salvação podem ser perdidas por causa do pecado (1Co 10.1-13;Tb. 2 Pe 3.17). A perseverança na salvação, então, depende de o crente manter-se em comunhão com Deus. Vejamos algumas referências escritas especialmente para crentes (Hb 6.4-6; 10.26-39). O N.T. ensina uma verdadeira “segurança eterna”, assegurando-nos que apesar das nossas fraquezas, das nossas imperfeições, das dificuldades e dos obstáculos exteriores, podemos estar seguros que somos vencedores em Cristo (Rm 8. 35-39).

IV- A TRANSFORMAÇÃO DA VIDA E DOS DESEJOS- E A CERTEZA DE QUE SOMOS SALVOS.
Texto Bíblico Básico: (2 Co 5.17)

Já estudamos que um dos meios positivos que nos garante a certeza de salvação é a transformação da nossa vida e dos desejos pecaminosos a partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo, conforme vemos em 2 Coríntios 5.17.

É difícil explicar como isso acontece, pois Jesus mesmo declarou: “O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo 3.8). Mas, podemos ver alguns sinais de que a obra da salvação chegou na vida do crente. E isso lhe dá segurança.

Analisaremos quatro sinais que garantem ao cristão a certeza da salvação:

ARREPENDIMENTO
Um afastamento real do pecado. Reconhecer e confessar o pecado com um coração sincero. Essa atitude sempre trará o perdão gracioso da parte de Deus. A remoção da culpa é a dádiva da sua presença constante (Sl 32.5). Afastando-se do pecado o cristão conhece a realidade e a segurança eterna da salvação de Deus (1 Jo 2.29).

PAZ
A alma justificada pode esperar uma paz profunda com Deus (Rm 5.1). Essa paz que o crente individualmente sente e que a igreja também desfruta de modo coletivo é resultado de Deus (1 Co 14.33). Essa paz é inexplicável: ”e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.7).

PODER
A certeza da salvação nos leva a utilizar a armadura espiritual – o que nos dá poder sobre o mal e deixa-nos mais firmes na fé (Ef 6.13). Uma das provas da salvação é a sobriedade e firmeza espiritual com que o cristão resiste os ataques do Diabo ( 1 Pe 5.8,9).

4. REMOÇÃO DO MEDO DA MORTE
O medo da morte é uma das coisas que mais apavora o homem natural. Davi chegou a temer a hora do perigo,. Mas confiou no Senhor, pois era crente (Sl 18.4 – conf. 2 Sm 22. 1-6). Nas situações de perigo e risco diante da morte, o salvo não teme, pois tem convicção da presença de Deus (Sl 23.4).

O QUE A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO SIGNIFICA PARA O CRISTÃO ?

ESTABILIZARÁ TODA A SUA EXPERIÊNCIA CRISTÃ. (Hb 6. 17-20).

IRÁ CAPACITÁ-LO A GOZAR UMA VIDA DE ORAÇÃO POSITIVA (Mt 6.9a – Lc 11.9-13).

DARÁ PODER AO SEU TESTEMUNHO E À SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS OUTROS (Rm 1.16, 2 Tm 1. 8).

Fonte: http://pastorrobsonbrito.admaringa.com.br/2009...

2 comentários:

  1. Querida...
    Esse Blog tá lindo demais!
    Parabéns
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. É com muita alegria que o Blog Cantinho das Mulheres de Deus oferece o seu primeiro Selinho a todos os amigos Parceiros, que tem colaborado com o crescimento desse Blog.
    VENHA JÁ BUSCAR O SEU...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir